utilização de análizes adn paternidade

1479 palavras 6 páginas
GUIA DE TRABALHO

O “Elemento” proposto para o desenvolvimento de competências é o “ADN”. Assim, propõe-se a execução de um trabalho escrito em WORD, que responda às questões/explicações de seguida apresentadas.

“O Indivíduo e o ADN”
SOCIEDADE:

I. O que entende por discriminação racial?
II. Identifique quais os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos que visam proteger contra qualquer tipo de discriminação racial.
III. Explore algumas formas de combate à discriminação e exclusão social de indivíduos portadores de características específicas (ex: idosos, indivíduos portadores de deficiência, ex-reclusos, toxicodependentes, etc.).

TECNOLOGIA:

I. Identifique alguns contextos de utilização de análises de ADN (por exemplo, em criminologia, análises de paternidade ou em doenças hereditárias).
II. De que forma a análise de ADN pode ser utilizada como processo de identificação de seres humanos, realizada a partir de diferentes suportes (cabelo, sangue, saliva, etc.).
III. Investigue as potencialidades do conhecimento da sequenciação genética na determinação de paternidades, doenças hereditárias, etc.

CIÊNCIA:

I. Identifique a chave do património genético dos seres vivos em geral.
II. Relacione os constituintes e a estrutura da molécula de ADN com a transferência da informação genética e manutenção das características hereditárias.
III. Explore o papel das mutações genéticas na criação de diferenças e na evolução do Homem.

Bom Trabalho!

O Indivíduo e o ADN

DR1- SOCIEDADE
I - Todo o indivíduo é igual na constituição do seu organismo, que é composto por células, tecidos e órgãos, que no seu todo formam o organismo, mas com diferenças no aspeto físico e na cor da pele. Por isso cada indivíduo tem raízes, origens, e hábitos diferentes, o que por vezes provoca alguma discriminação ou racismo, por parte de alguns povos. A discriminação racial ou racismo, é um

Relacionados