Utilização das informações contábeis
Amanda Maria Marques Dias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0841)
26.11.10
RESUMO
O presente trabalho, traz uma visão da importância do uso das informações contábeis perante as decisões empresariais para fim de gerenciamento correto e eficaz. Procura-se verificar como os gestores utilizam dessas informações fornecidas que são adequadas de acordo com a necessidade de cada organização, e qual o grau de influência buscando assim, avaliar as decisões mais competentes formulando estratégia para que a permanência no mercado seja positiva.
Palavras-chave: Organização. Contabilidade. Informações.
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma das ciências mais antigas. Comprova-se que desde os antepassados, já existia civilizações que usavam técnicas contábeis como esboços nas cavernas para contar seu rebanho, entre outros.
Historiadores comprovam, que a contabilidade teve seu desenvolvimento a partir de uma obra publicada pelo frade Luca Paccioli, cujo título era La Summa de Arithmetica Proportioni et Proportionalitá. Esta obra descreve em um de seus capítulos, um método pra registrar e controlar as riquezas das entidades, a partir disso, vários trabalhos foram publicado, gerando assim, muitas discussões sobre a teoria contábil. Porém sua evolução foi lenta até o surgimento da moeda, onde a contabilidade passou a ganhar importância pelo fato de o homem sentir a necessidade de contar deus ganhos e perdas.
A contabilidade, como sistema de informações, caracteriza-se por registrar todos os tipos de movimentações acontecidos dentro da organização, transformando em grande banco de dados.
Atualmente a contabilidade passou a ser considerada um importante instrumento para a sociedade através dos diversos tipos de informações prestadas, a grande diferença é que nos meios de contabilidade passada, o único usuário seria responsável por todo o controle.