Queimadura
QUEIMADURAS
DEFINIÇÃO
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição a chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção.
FISIOPATOLOGIA As principais alterações fisiológicas que ocorrem num processo de queimadura são: aumento de permeabilidade capilar e edema. A lesão térmica determina a exposição do colágeno no tecido afetado levando à liberação de histamina. A histamina juntamente com outras cininas ativa o sistema do ácido arquidônico liberando prostaglandinas. Todos esses mediadores inflamatórios aumentam a permeabilidade capilar aos líquidos com conseqüente edema. Porém são observadas alterações em diversos sistemas orgânicos.
* ALTERAÇÕES LOCAIS
Ocorre destruição e remoção da camada da pele proporcional à profundidade das lesões, com quebra da barreira normal do vapor e conseqüente perda de água e de calor corporal, havendo ainda de captação de água para o espaço intersticial. A queimadura leva a trombose de vasos sanguíneos, predispondo a infecções e progressão de área anteriormente preservada.
* ALTERAÇÕES HEMODINÂMICAS
As alterações cardiovasculares ocorrem imediatamente após o trauma, onde por ação direta do calor e a liberação de substância vasoativas, ocorre a perda de líquido do espaço intravascular para o extravascular, evidenciado pela presença de edema nas áreas lesadas. Isso ocorre pela vasodilatação e agregação plaquetária. Dependendo do grau da lesão pode haver hemólise, devido a exposição das hemácias as altas temperaturas. Em queimaduras de 3º grau pode haver comprometimento de até 40% a 60% da massa eritrocitária. A medula óssea libera então hemácias jovens cuja vida média é de 2 a 7 dias. As proteínas circulantes podem sofrer coagulação e desnaturação pela exposição ao calor e passada para o espaço extravascular. Ocorre lesão vascular dos tecidos