Utilizando o respirador. tst
Sempre que estiver utilizando seu respirador, certifique-se de que você vai abandonar a área se:
I. Perceber cheiro vapor ou gás, alterações na resistência respiratória ou vazamento na peça facial.
II. Precisar substituir seus filtros por novos.
III. Precisar lavar o rosto ou a peça facial para prevenir irritação nos olhos ou na pele.
IV. O seu respirador precisar de reparos.
Um perfeito ajuste do respirador ao rosto, e conseqüentemente uma perfeita selagem é importante cada vez que for utilizar um respirador. Seu técnico de segurança não permitirá que você utilize um respirador se você apresentar qualquer problema que interfira na selagem do mesmo ao seu rosto. Os óculos de segurança podem ser utilizados desde que não interfiram numa boa selagem.
E para ter certeza de que o respirador esteja em perfeito contato com seu rosto, você pode executar 2 testes de selagem cada vez que acabar de colocar o respirador. De forma geral, estes são os testes:
I. Verificação da pressão positiva: feche a válvula de exalação e expire suavemente dentro da máscara. Se a selagem for boa, você sentirá uma leve pressão positiva dentro da máscara sem vazamento de ar em todo o perímetro que está em contato com o rosto.
II. Verificação de pressão negativa: feche a entrada de ar do filtro cobrindo-a com a palma da mão ou recolocando o lacre do filtro. Inspire suavemente de forma a que a peça facial crie dentro dela uma leve pressão negativa e segure a inspiração por uns 10 segundos. A selagem será boa se a peça facial ficar firme em seu rosto mantendo ligeiramente a pressão negativa e não esteja havendo vazamento de ar em todo o perímetro que está em contato com o rosto.
Se as pessoas vão entrar em atmosferas I.P.V.S., pelo menos uma das pessoas deve ficar do lado de fora e ter sido treinada e equipada para poder prestar socorro em casos de emergências. Além disso, essa pessoa deve poder se comunicar com as demais que estão