Utilidade Oferta Demanda Procura E Elasticidade
Utilidades
Introdução
Breve histórico: início da evolução do estudo da teoria microeconômica foi com a análise da demanda de bens e serviços. Utilidade: grau de satisfação do consumidor com os bens e serviços que podem ser adquiridos no mercado.
Teoria do valor-utilidade: contrapõe-se à teoria do valortrabalho, pressupondo que o valor de um bem se forma por sua demanda, sendo portanto subjetiva e leva em conta que o valor nasce da relação do homem com os objetos.
Visão utilitarista: prepondera a soberania do consumidor.
Valor de uso: utilidade que o produto representa o consumidor.
Valor de troca: se forma pelo preço do mercado.
Utilidade total e utilidade marginal
Utilidade total: tende a aumentar quanto maior a quantidade consumida do bem ou serviço.
Utilidade marginal: é a satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, é decrescente, pois o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade.
Ex: Paradoxo da água e do diamante.
Demanda de mercado
Conceito: quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
Distinção entre demanda e quantidade demandada Demanda: escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades.
Quantidade demandada: ponto específico da curva relacionando um preço a uma quantidade. Oferta de mercado: várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo, dependendo de inúmeros fatores (preço, custo, fatores de produção, etc.).
Oferta do bem ou serviço= f (preço de X, custos dos fatores de produção, nível de conhecimento tecnológico, número de empresas no mercado)
Oferta e quantidade ofertada
Oferta: escala.
Quantidade ofertada: ponto específico da curva da oferta.
O aumento no preço do bem provoca um aumento da quantidade ofertada, enquanto uma alteração nas outras variáveis desloca a oferta. Equilíbrio de mercado
A lei da oferta e da procura: tendência ao