microeconomia
Maringá-PR, junho de 2014
DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO
Resumo referente ao capitulo 5 do livro Fundamentos de Economia, Vasconcelos, Marco Antonio Sandoval de, editora Saraiva 4ª edição, realizado pelo acadêmico Igor Jose Rubino portador do R.A 1402538-2, ingressado no curso de Ciências Contábeis, Ano 1, Turma B.
Maringá-PR, junho de 2014 COETERIS PARIBUS
A condição coeteris paribus é usada na economia para fazer uma análise de mercado da influência de um fator sobre outro, sem que as demais variáveis sofram alterações.
Por exemplo: Um aumento de preço de um determinado produto causa uma redução na procura, "ceteris paribus". Se houvesse variação na renda do consumidor, ou seja, sem a condição "ceteris paribus", não se poderia afirmar o mesmo a respeito da procura sem informações adicionais.
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Utilidade total e utilidade marginal
A utilidade total tende a aumentar quando maior a quantidade consumida do bem ou serviço, enquanto a utilidade marginal, que é satisfação adicional obtida pelo consumo de mais uma unidade do bem, é decrescente porque o consumidor vai perdendo a capacidade de percepção da utilidade proporcionada por mais uma unidade do bem, chegando à saturação.
O chamado paradoxo da água e do diamante ilustra bem por que os preços dependem basicamente da utilidade marginal e não da utilidade total. Porque a água, mais necessária, é tão barata e o diamante, supérfluo tem preço tão elevado? Ocorre que a água tem grande utilidade total, mas baixa utilidade marginal enquanto o diamante, por ser raro e escasso, tem grande utilidade marginal.
Demanda de mercado
Conceito
A demanda de ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. A procura depende de variáveis que