Microeconomia
Trabalho
Microeconomia
Aluna: Felipe Lindoso Jardim
Profª: Sônia
Tecnologia em Marketing
Microeconomia
A microeconomia estuda o comportamento econômico particular de consumidores, de firmas e indústrias, e, também, a distribuição da produção e da renda entre eles.
Os consumidores são considerados como abastecedores de trabalho e capital, e procuradores de produtos finais.
As firmas são consideradas procuradoras de trabalho e vendedoras de produtos finais.
Em microeconomia sempre se procura analisar o mercado e outros tipos de estruturas que formam preços relativos entre os produtos e serviços, encaixando de modos alternativos os recursos dos quais possui determinada sociedade.
A microeconomia se volta para as unidades individuais da economia, como o estudo do consumidor e da empresa; estuda o comportamento do mesmo e a busca de sua satisfação máxima; estuda a estrutura de mercado e seus mecanismos, como a lei da oferta e da procura; estuda as imperfeições do mercado, se tratando de sua ineficiência na colocação dos recursos escassos frente à comunidade e suas ilimitáveis necessidades e estuda a renda social os indivíduos que trabalham no processo produtivo como a repartição desta renda.
A Microeconomia é o ramo da ciência econômica que estuda o comportamento das unidades de consumo que abrange as pessoas, as famílias e é o estudo das empresas e da produção de preços dos múltiplos produtos e serviços.
Teoria elementar do funcionamento do mercado
Costuma-se definir a demanda como a quantidade de um determinado produto ou serviço que o consumidor estaria preparado a consumir num determinado período de tempo. É importante perceber, nesse ponto, que a procura é um desejo de consumir, e não sua concretização.
A Teoria da Demanda é procedida da suposição sobre a escolha do consumidor entre diversos produtos que seu orçamento permite contrair. Essa demanda particular seria determinada pelo preço do