recursos materiais
A administração de materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, como os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições. Tais atividades abrangem desde o circuito de reaprovisionamento, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
Em outras palavras: “A administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo à nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”.
A empresa possui diversas ferramentas elétricas para uso nas obras e administra seus bens através de placas de identificação (patrimônio) personalizadas com logo da empresa e controla a entrada e saída em planilhas elaboradas no Excel.
Existem também as ferramentas manuais, por exemplo, pás, enxadas, vangas, cavadeiras ponteiros e talhadeiras, que o controle é feito simplesmente pelos nomes.
A empresa busca se modernizar também nos equipamentos, fazendo pesquisas e visitando feiras do setor.
Uma parte das ferramentas elétricas são alugadas, neste caso a logística e a manutenção e a cargo do fornecedor.
e) setor de dobra – recebe o desenho técnico e plano de dobra do setor de planejamento de produção. As dobradeiras utilizadas são alimentadas pelo sistema CNC (Controle Numérico Computadorizado), as dobradeiras são programadas, transferindo o plano de dobra e os dados técnicos para o software da máquina, que dará automaticamente os ferramentais necessários para a execução das dobras. Os ferramentais a serem utilizados no plano de dobra são retirados dos magazines O material dobrado é encaminhado para o processo seguinte.
f) setor de solda – o setor de solta utiliza de equipamentos MIG e TIG para a realização do processo.