Utilidade Dos Alcalinos Terrosos
Os alcalino-terrosos são os elementos químicos do grupo 2 (2 A) da tabela periódica, formando uma família ou uma série química, e são os seguintes: berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e radio (Ra). Este último apresenta um tempo de vida média muito curto.
O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras. Possuem propriedades básicas (alcalinas).
São metais de baixa densidade, coloridos e moles. Reagem com facilidade com halogênios para formar sais iônicos e com a água (ainda que não tão rapidamente como os metais alcalinos) para formar hidróxidos fortemente básicos. São todos sólidos.
Berílio (Be):
Elemento químico de coloração cinza, duro, leve, quebradiço e sólido na temperatura ambiente. Empregado para produzir, molas e relógios e nas lâmpadas florescentes.
O Be é usado na obtenção de ligas com outros metais. A adição de 2% de Be ao metal cobre aumenta sua resistência por um fator de 5 ou 6. Um liga de Be e Ni é utilizada na fabricação de molas e contatos elétricos. O Be apresenta uma seção transversal de captura (seção eficaz) muito baixa para a captura de nêutrons, e é usado na indústria da energia nuclear. Tanto o Be como o BeO (este tem propriedades cerâmicas) foram usados em reatores nucleares.
Magnésio (Mg):
Elemento químico, metal alcalino terroso sólido nas condições ambientais, o 6 elemento em abundância construído cerca de 2,76% da costa terrestre, e o 3 mais dissolvido na água do mar. É um metal bastante resistente e leve, com uma cor prateada, perdendo o brilho exposto ao ar.
O composto de magnésio seu oxido é usado para material como refratário em fornos para produção de ferro e aço, metais não ferrosos cristais e cimento assim como na agricultura.
O magnésio é um metal estrutural leve extremamente importante por causa de sua baixa densidade (1,74 gcm-3, comparado com o aço 7,8 gcm-3 ou o alumínio 2,7 gcm-3).
O Mg forma muitas ligas binárias,