Relatorio engrenagem 1
CENTRO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL PEDRO RIBEIRO
ANÁLISE DE PROBLEMAS MECÂNICOS E MEDIÇÃO DE COMPONENTES DA ENGRENAGEM
Lauro de Freitas – Bahia
2015
Ana Beatriz Figueiredo
Camila Campos
Lucas Rebouças
Keila Icó
Michaela Moura
Monalisa Torres
Relatório sobre experimento realizado no Laboratório de Mecânica Industrial do Senai/Cimatec como método de avaliação para a disciplina de Análise de Problemas Mecânicos, presente na grade curricular do curso técnico de Petroquímica - turma 43815- docente Joel Borges.
Lauro de Freitas – Bahia
2015
APRESENTAÇÃO
Este relatório relata as atividades práticas realizadas pelos alunos: Ana Beatriz Figueiredo, Camila Campos, Lucas Rebouças, Keila Icó, Michaela Moura e Monalisa Torres, no Laboratório de Mecânica Industrial do SENAI CIMATEC, no dia 20 de março de 2015, sob auxílio do docente Joel Borges.
Serão descritos, a parte experimental de montagem e desmontagem realizada na engrenagem, juntamente com a medição dos componentes da mesma e análises de problemas mecânicos referentes ao conteúdo da disciplina análise de problemas mecânicos.
1. INTRODUÇÃO
A engrenagem é um elemento mecânico composto de rodas dentadas que se ligam a um eixo, o qual imprimem movimentos. Existem 6 tipos diferentes de engrenagens, são eles: Cônicas, retas, helicoidais, hipóides, cremalheiras e parafuso sem fim.
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, porém a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão, em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de