RESENHA
O pensamento e atuação educacional relatado por Azanha, onde ele deu uma contribuição paulista à democratização do ensino fundamental brasileiro. A política educacional fez da democratização do ensino fundamental a plataforma principal para a realização do direito social à educação, ele também almejou uma escola pública que significa não apenas uma instituição mantida pelo dinheiro público mas, sobretudo, uma instituição para beneficiar amplamente a sociedade brasileira.
Azanha quando assumiu o cargo de Diretor do Departamento de Educação e com o aval de Ulhôa Cintra ele aproveitou a impossibilidade de manifestações contrárias e pôs em prática suas ideias pedagógicas e durante sua passagem pela diretoria do departamento de educação ele descentralizou a Secretaria de educação tornando ela muito mais acessível.
A política usada foi a ampliação das oportunidades educativas que procuravam abranger todos os egressos da escola primária pública no Ensino Fundamental I (da 1a a 4a série). Com a abertura do ginásio a todos era consequência direta de uma filosofia da educação democrática, que não se pautava pela abstração da realidade, abstração esta que advogava a democratização do ensino apenas se houvesse condições materiais para fazê-la. Azanha não admitia que a democratização do ensino