Metais
#Lítio Número atômico: 3 Símbolo: Li Grupo da tabela: Metais Alcalinos.
Aplicações/Utilidades: É um elemento sólido, porém leve, sendo empregado especialmente na produção de ligas metálicas condutoras de calor, em baterias elétricas e, seus sais, no tratamento do transtorno bipolar. Por que é perigoso para o Meio Ambiente? Como os outros metais alcalinos, o lítio puro é altamente inflamável e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, à água. Além disso, é corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulação para evitar o contato com a pele. Deve-se armazená-lo num hidrocarboneto líquido inflamável como, por exemplo, a gasolina. O lítio é considerado ligeiramente tóxico. #Berílio Número atômico: 4 Símbolo: Be Grupo da tabela: Metais Alcalinos-Terrosos.
Aplicações/Utilidades: É empregado para aumentar a resistência de ligas metálicas(especialmente a de cobre). É empregado para produzir diversos instrumentos (giroscópios), dispositivos (molas de relógios), e em reatores nucleares. Por que é perigoso para o Meio Ambiente: O berílio e seus sais são potencialmente cancerígenos. A "beriliose" crônica é uma afecção pulmonar causada pela exposição ao pó de berílio, sendo classificada como "doença de trabalho".
#Sódio Número atômico: 11 Símbolo: Na Grupo da tabela: Metal Alcalino
Aplicações/Utilidades: O sódio metálico emprega-se em síntese orgânica como agente redutor. É também componente do cloreto de