Utero
ANATOMIA DO ÚTERO
O útero está localizado no interior da pelve imediatamente dorsal (e de alguma maneira rostral) à bexiga urinária e ventral ao reto. Quando não está em estado de gravidez, seu tamanho em humanos é de alguns centímetros de diâmetro.
REGIÕES
POSIÇÃO
Classicamente, o útero é descrito como estando direccionado em ante-verso-flexão. Ante-flexão é a projecção do corpo sobre o colo para a frente, formando um ângulo. Ante-versão é a projecção do corpo para a frente do eixo da cavidade pélvica e do colo para trás desse mesmo eixo transversal. Esta é a posição clássica, contudo, ela é bastante variável, uma vez que a sua direcção depende da pressão das outras vísceras abdominais, bem como da posição do indivíduo. A posição clássica, aliás, só se verifica quando, tanto a ampola rectal como a bexiga se encontram praticamente esvaziadas. Caso contrário, o seu enchimento provoca uma diminuição da anteversão.
HISTOLOGIA DO ÚTERO
A parede do útero é relativamente espessa e formada de três camadas, sendo elas:
Camada Serosa – É a mais externa, sendo constituída de mesotélio e tecido conjuntivo. Dependendo da porção do órgão em questão, a camada mais externa pode ser formada de tecido conjuntivo sem revestimento de mesotélio, neste caso sendo chamada de camada adventícia.
Miométrio – É a camada mais espessa do útero, sendo composta de fibras musculares lisas separadas por tecido conjuntivo. Os pacotes de músculo liso de distribuem em quatro camadas não muito bem definidas. A primeira e a quarta são compostas principlamente de fibras dispostas longitudinalmente, isto é, paralelas ao eixo longo do órgão. As camadas intermediárias contêm os grandes vasos sangüíneos que irrigam o órgão.
Endométrio – Consiste em um epitelio e uma lâmina própria que contêm glandulas tubulares simples que às vezes se ramificam nas porções mais profundas. As células que revestem a cavidade uterina se