Utero
É o mais volumoso órgão do sistema reprodutor feminino. Localiza-se na linha mediana da bacia, atrás da bexiga urinária. Possui a forma e as dimensões semelhante às de uma pêra, apesar de ser um órgão oco.
- Camadas: - epimétrio: é uma delicada serosa que reveste o útero externamente.
- endométrio: é uma mucosa que reveste internamente o útero, cresce durante o ciclo ovulatório e desprende-se ao final do ciclo (caso não ocorra gravidez), sendo eliminado com o fluido mestral.
- miométrio: porção intermediária da parede uterina, está representada por um conjunto de músculos lisos. Graças a estes músculos, o útero pode aumentar de tamanho durante a gravidez e sofrer as contrações durante o parto.
1.1.1.4 Vagina:
É o órgão destinado a cópula, ao parto e à eliminação dos resíduos menstruais. É constituído por um canal muscular e elástico, com aproximadamente 10 cm de profundidade por 3 cm de diâmetro. Este canal tem início anteriormente na vulva, orientando-se para o interior em direção ao colo uterino. Ele termina em um fundo em forma de saco, onde os espermatozóides ficam temporariamente depositados para iniciar sua viagem em direção ao útero e às trompas.
1.1.1.5 Vulva:
É a parte externa e visível da genitália feminina, formada pelas seguintes estruturas: - Monte de vênus: localizado na região pubiana, é representado por um acúmulo de gordura e recoberto de pilosidade característica.
- Grandes e pequenos lábios: são formados por dobras da pele, localizados em cada lado do orifício vaginal, apresentando um preenchimento