Utensilios de laborató
O bico de Bunsen é um dispositivo usado para efetuar aquecimento de soluções em laboratório. Este queimador, muito usado no laboratório, é formado por um tubo com orifícios laterais, na base, por onde entra o ar, o qual se vai misturar com o gás que entra através do tubo de borracha.
Curiosidade: Os bicos de Bunsen estão sendo substituídos hoje em dia por outros sistemas de aquecimento usando energia elétrica. Sistemas elétricos são mais seguros pois não produzem chamas, eliminando assim o risco de reações não controladas.
Béquer
O béquer, becker, copo ou gobelé é um recipiente simples utilizado em laboratório. Béqueres são geralmente de formato cilíndrico com fundo chato e um bico em sua parte superior.[1] Eles são graduados, oferecendo medidas pouco precisas. Não há um tamanho padrão para esses materiais, podendo medir volumes muito pequenos, de poucos mililitros, até volumes maiores, com vários litros.
Existem dois tipos principais de béquer, o Copo de Griffin, a forma mais comum; Copo de Berzelius, em homenagem ao químico sueco Jöns Jacob Berzelius. Há também os béqueres planos, usados principalmente para realizar a cristalização.
Feito de vidro pyrex refratário ou de polímeros como opolietileno ou o polipropileno, o bécker pode ser utilizado em uma ampla faixa de temperatura
Pipeta
A pipeta é um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido.
As pipetas funcionam em sua maioria utilizando um sistema de vácuo. Existe em sua base uma abertura por onde entra o líquido, e uma ou mais saídas em seu topo, por onde sai o ar. Após colocar a pipeta no líquido, a substancia entrará pela base da pipeta e preencher a parte interna. Depois, fecha-se a abertura de cima, criando o vácuo que vai segurar o líquido dentro desse instrumento.
Há dois tipos clássicos de pipetas: * pipetas graduadas: possuem uma escala para medir volumes variáveis; * pipetas