Apostila Meio Ambiente Módulo II
ESTADO DE ALAGOAS
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E DO ESPORTE
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
2ª COORDENADORIA REGIONAL DE ENSINO
ESCOLA ESTADUAL MISAEL GONÇALVES FERREIRA
APOSTILA
MÓDULO 2
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
1
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
ESCOLA ESTADUAL MISAEL GONÇALVES FERREIRA
DISCIPLINA: ANÁLISE E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL
PROFESSORA: MICHELINE DE CASTRO LARANJEIRA
ANÁLISE E CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL
Poluição
A poluição é definida na legislação brasileira (Lei 6.938/81, Art.3, III) como a “degradação da qualidade ambiental” que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população, que criem condições adversas às atividades sociais e econômicas, que afetem desfavoravelmente a biota, as condições estéticas ou sanitárias do ambiente ou que lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões estabelecidos.
O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes. Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por substâncias não biodegradáveis, por derramamento de petróleo e por eutrofização, são alguns exemplos.
Problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica; morte de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água; inversão térmica; mutações genéticas; necrose de tecidos; propagação de doenças infecciosas, dentre outras, são apenas algumas das consequências da poluição.
O marco desse problema foi a Revolução Industrial, trazendo consigo a urbanização e a industrialização. Com a consolidação do capitalismo, propiciado por este momento histórico, o incentivo à produção e acúmulo de riquezas, aliada à