UTA: Educação e Trabalho
Esse portfolio foi desenvolvido pela acadêmica Maria do Socorro de Souto Dantas (RU: 985079), sob a orientação da Tutora Jozivalda Alves Pereira, proposto pela UTA: Educação e Trabalho – Fase 2, disciplina Educação e Trabalho.
O presente trabalho situa, em primeiro plano abordando o livro base: Trabalho e Educação: Uma perspectiva histórica, de Maria de Fatima R. Pereira. Num outro momento, relacionaremos nossos estudos com análise do filme: A escola da vida (2015).
Para o desenvolvimento e compreensão desse projeto utilizei de vários recursos disponibilizados pelo AVA: vídeos-aulas, fórum e slides das aulas aliados aos diversos artigos, atividades de reflexão e debates entre alunos-alunos e alunos - professores propostos pelas nossas professoras, o estudo dos livros de apoio e outras referências complementares que foram disponibilizados pela instituição.
2. Educação e trabalho
O ponto de partida básico para a reflexão é o entendimento da relação Educação e Trabalho numa perspectiva sócio histórica, onde o homem é entendido como ser que se constrói permanentemente na relação consigo mesmo, com a natureza e com a sociedade de seu tempo e as sociedades do passado. A partir dessa perspectiva é possível apontar implicações que perpassam o processo ensino-aprendizagem.
Educação é aqui entendida, segundo Pereira (2012), como processo de formação e de aprendizagem socialmente elaborado e destinado a contribuir na promoção da pessoa humana enquanto sujeito da transformação social, que transforma e é transformado.
Assim, para efeito da reflexão que Pereira (2012) propõe sobre a relação Educação e Trabalho, o trabalho é entendido como a atividade do homem pela qual ele transforma a natureza e é, ao mesmo tempo, por ela transformado. É a maneira pela qual o homem se relaciona com a natureza com a intenção de transformá-la e adequá-la às suas necessidades vitais. Ao produzir seus meios de vida, o homem produz a sua própria vida material e espiritual.