USOS DIDÁTICOS DE DOCUMENTOS Comtemporânea
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Usos Didáticos de Documentos. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004, PP.335-350 e BOTTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Documentos Não Escritos em sala de Aula. In: Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2004.351-407.
Usos Didáticos de Documentos- Capítulo II
O trabalho com os documentos/fontes dentro da sala de aula se apresenta importante, além de ser uma fonte que proporciona conhecimento aos alunos, deste modo os alunos acabam entrando em contato com o “universo” dos historiadores que precisa sempre recorrer a documentos para se ter “contato” com o passado. O objetivo da aula de história com a utilização de fontes é proporcionar aos alunos a capacidade de uma melhor assimilação do conteúdo, levá-lo a adquirir uma determinada posição diante de fatos e acontecimento, e que o mesmo seja capaz de apresentar e sustentar seu próprio ponto de vista.
O professor (a) pode usar documentos para trabalhar com os alunos, mas, há que se atentar sobre os objetivos que se pretende alcançar ao se trabalhar com o mesmo, cuidados têm que serem tomados, já que muitos documentos por serem antigos possuem um vocabulário de difícil entendimento para os alunos, no entanto é preciso adequá-los para o público com o qual se pretende trabalhar, “transformando” o mesmo em um material de fácil entendimento, que esclareça as dúvidas e não crie novas dificuldades sobre o seu entendimento.
É preciso compreender os documentos, procurar saber qual é a informação contida nela, o seu significado, a função o motivo de sua existência. Esse documento pode ser trabalhado didaticamente podendo ser classificado em três tipos: escrito/ materiais/audiovisuais. Faz-se necessário que o professor saiba trabalhar com esse tipo de documento, possuindo um conhecimento prévio sobre o assunto e procurando articular, as demais informações necessárias para o seu entendimento.
É preciso ter em