filosofia graga
MARIA ISABELA J. MARQUES Nº23
Filosofia Grega
Itapira-SP
2014
Índice
INTRODUÇÃO;
FILOSOFIA GREGA;
PERÍODOS: PRÉ-SÓCRATICO, SÓCRATICO E HELENÍSTICO;
PERÍODOS: CLÁSSICO E PÓS-SÓCRATICOS;
PENSAMENTO MEDIEVAL, PENSAMENTO FILOSÓFICO MODERNO.;
ÉPOCA COMTEMPORÂNEA;
ARISTÓTELES;
PLATÃO;
BIBLIOGRAFIA;
CONCLUSÃO.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como tema a filosofia grega, apresentando os seus fatores históricos, políticos e o seu conceito, mostrando também, a vida dos filósofos: Platão e Aristóteles.
A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o movimento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando soluções para as grandes questões da existência. A Grécia antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo sophos (os sábios gregos), buscaram formular, no século VI a.C. explicações racionais para tudo aquilo que era explicado.
FILOSOFIA GREGA
A história filosófica teve início a mais de dois mil e quinhentos anos. Foi na Grécia Antiga que esta ciência nasceu e ganhou suas primeiras dimensões.
Apesar de conviverem em cidades-nações diferentes e adversárias entre si, os gregos conseguiram dar origem a uma comunidade única em relação à língua, religião e cultura que impulsionou o grande salto da ciência na Idade Antiga.
A extraordinária capacidade intelectual grega foi a causadora do extraordinário progresso das diversas áreas do conhecimento, as artes, a literatura, a música e a própria filosofia.
A Filosofia se esforça por conhecer de forma clara e racional a natureza, o ser humano e o universo que nos rodeia e a metamorfose que nelas acontecem.
Além disso, há condições históricas para o surgimento da filosofia como, por exemplo:
AS VIAGENS MARÍTIMAS
As viagens produziram o