uso do protetor auricular
A dificuldade em fazer determinadas pessoas a utilizar os EPI’s necessários à seu trabalho é uma situação corriqueira nas empresas mas é possível resolvermos ou pelo menos melhorarmos esta questão.
Atualmente o técnico de segurança do trabalho autoritário está em baixa pois se percebeu que não é o autoritarismo que engaja o funcionário mas sim fazê-lo se sentir uma parte do todo, procurando estar sempre aberto a conversas, a treiná-los sempre que necessário e ouvi-los de forma natural. Como se diz:“ um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder.”
É importante nosso comportamento perante o funcionário, é preciso que nos aceite como líder e não como “chefe” ou superior. Uma breve tecer sobre a diferença de chefe e líder. “Os chefes são temidos e não respeitados, seus funcionários geralmente são pessoas que não se sentem abertos a relatar problemas e muito menos pedir conselhos quando têm dúvidas. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Ele nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não é visto, ele faz questão de apontar os erros. O chefe joga a responsabilidade em cima de sua equipe quando algo não dá certo e se vangloria quando um objetivo é alcançado.O líder conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários, e o respeito têm muito mais eficiência do que o temor. O líder busca não só resultados, mas a melhor maneira para ele e para a equipe conseguir alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time.