uso do micromero
SUMÁRIO
OBJETIVOS
INTRODUÇÃO
MICRÔMETRO
O surgimento do Micrômetro
Tipos de Micrômetro
Fontes de erros nas medições com micrômetro
Normas Técnicas
MÉTODO EXPERIMENTAL
Procedimento experimental
4.2 Resultados e discussão
CONCLUSÃO
APLICAÇÕES NAS CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
REFERÊNCIAS
ANEXO
OBJETIVOS
O presente relatório vem a ser escrito sob a proposta de demonstrar a importância do micrômetro para os estudos físicos com exatidão nas medidas e suas respectivas aplicações no cotidiano.
Será exposta a prática realizada em sala que juntamente com aulas teóricas proporcionaram absorção do conhecimento. A experiência de suporte ao trabalho consiste em um micrômetro de resolução 0,01 mm realizando dez medidas de diâmetro D da esfera fornecida, afim de se discutir os resultados adquiridos, analisando questões como: o valor mais provável do diâmetro, o desvio de cada medida, precisão de cada medida indicando a mais precisa, o desvio padrão de D, A precisão do conjunto de medidas D e o volume da esfera expressando-o sob a forma (V = V +Sv).
INTRODUÇÃO
Os micrômetros foram os primeiros instrumentos que atenderam ao princípio de ERNEST ABBÉ, segundo “Abbe”, um instrumento de medição deve possuir como condição ideal a escala alinhada com a posição na qual o objeto a medir é colocado. Com a principal função de medir com exatidão a espessura de variados revestimentos, medindo toda a espécie de objetos, o micrômetro é um instrumento apropriados para fazer medições rápidas de até alguns centímetros e precisão de 0,01 mm, como exemplos, a espessura de uma folha de papel, o diâmetro de um fio muito fino, ou pequenos comprimentos, etc.
A estrutura deste instrumento é baseada em um parafuso de rosca fina de precisão, que possibilita um avanço micrométrico por meio de um nônio (um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra) ou