Uso do GPS
Atividade 2 – Como funciona o GPS
Priscilla Nunes da Costa Silva Alves
Matrícula: 14113010262
Polo: Piraí
O GPS
Hoje a grande maioria das pessoas já teve contato com um aparelhinho chamado GPS. Se você nunca teve um em seu automóvel ou aparelho de celular certamente já ouviu falar e sabe ao menos que ele é um aparelho que indica a sua localização.
O GPS, ou Sistema de Posicionamento Global, é um sistema de posicionamento por satélite utilizado para determinar a posição de um receptor na superfície da Terra. Composto por 24 satélites principais e três reservas, eles trafegam em volta da Terra a uma altura de 20.200 km acima do nível do mar em seis órbitas estáveis predeterminadas com quatro satélites em cada órbita. Os satélites percorrem uma órbita completa a cada 12 horas e cada satélite tem 28° de visualização sobre a Terra. Isso assegura que todo ponto da superfície terrestre, em qualquer instante, esteja visualizado por pelo menos quatro satélites, número minímo necessário de satélites para determinar um ponto como veremos mais adiante. Uma curiosidade, cada satélite além de ser movido por luz solar pesa 1.600Kg!
O projeto inicialmente foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos em meados de 1973 para fins militares e desenvolvido somente na década de 90 para fins civis. Atualmente existem dois sistemas de posicionamento por satélite o Glonass, russo e o GPS, americano. Exsitem ainda mais dois sistemas em implementação: o chinês – Compass e o euroupeu Galileo.
Mas afinal como funciona o GPS?
O GPS, em sua essência, está repleto de aplicações de geometria básica e avançada, envolvendo em seu funcionamento elementos como: distâncias, esferas, planos, vetores, equações, ângulos, circunferências, etc. Tentaremos mostrar de forma simplificada o seu funcionamento.
Podemos dizer que para que os GPS funcionem corretamente, faz-se necessário o uso de três componentes, são eles: