GPS - SUA C0NSTITUIÇÃO, TIPOS E SEUS USOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO

3149 palavras 13 páginas
GPS - SUA C0NSTITUIÇÃO, TIPOS E SEUS USOS EM AGRICULTURA DE PRECISÃO.

sumário

1. INTRODUÇÃO

A agricultura de precisão visa o gerenciamento agrícola partindo de informações exatas e precisas baseadas no estudo da variabilidade do solo e clima de certa região, para a tomada de decisão mais correta em relação ao uso de insumos, solo e tipos de culturas apropriadas. É um processo de evolução da agricultura na qual se utiliza as ferramentas da tecnologia, para tornar o processo produtivo controlado e preciso. Assim, verifica-se que é um conjunto de técnicas e metodologias que procura aperfeiçoar a produção agrícola.
Para que a agricultura de precisão tivesse seu desenvolvimento, foi preciso o uso de mecanismos tecnológicos para sua eficácia. O responsável pelo maior impulso foi o uso dos Sistemas de Navegação Global por Satélites, que atualmente agregam o sistema americano NAVSTAR, o russo GLONASS, o europeu Galileo e o chinês BeiDou.
Este trabalho aborda estes sistemas, tendo como objeto principal o sistema americano que é o mais difundido atualmente, tendo em vista apresentar conceitos da tecnologia que são necessários para o desenvolvimento e aplicação in loco da agricultura de precisão.
2. GLOBAL POSITIONING SYSTEM

O sistema de navegação por satélite mais importante atualmente é o NAVSTAR (Navigation Satellite with Time and Ranging), mais conhecido por GPS (Global Positioning System), segundo El-Rabbany (2002) ele foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos no início dos anos 70, tendo adquirido capacidade plena de operação no começo dos anos 90 e em 1994 foi aceito pela FAA (Federal Aviation Administration) Americana para uso na aviação civil (Petrovski e Tsujii, 2012). Kaplan (2006) ainda define o sistema como uma forma de se conseguir posicionamento em três dimensões e velocidades com precisão e também, que sua utilização é para qualquer usuário do mundo

Relacionados