GPS - Definições e seus usos na topografia
RESUMO
O GPS é um sistema que opera através de satélites orbitais que enviam sinais aos receptores e estes decodificam para a transformação em coordenadas que podem auxiliar as pessoas em deslocamentos fornecendo rotas e trajetos. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre definições gerais do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e também sobre suas aplicações em levantamentos topográficos planimétricos.
Palavras-Chave: Sistema de Posicionamento Global (GPS), Levantamento topográfico, satélites, topografia.
INTRODUÇÃO
O inicio da utilização de satélites para o posicionamento geodésico se deu no ano de 1957 quando os russos realizaram o lançamento do Sputnik 1. Logo após, no ano de 1958, os americanos realizaram o lançamento do satélite Vanguart, dando inicio ao Navstar (Satélite de navegação com tempo e variação). Apenas no ano de 1973 teve inicio o desenvolvimento do Sistema de Posicionamento Global (GPS) projetado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América para oferecer a posição instantânea, bem como a velocidade e o horário de um ponto qualquer sobre a superfície terrestre ou bem próxima a ela num referencial tridimensional.
Desde o lançamento dos primeiros receptores GPS no mercado, tem havido um crescente número de aplicações nos levantamentos topográficos, cartográficos e de navegação, face às vantagens oferecidas pelo sistema quanto à precisão, rapidez, versatilidade e economia. Com o desenvolvimento da navegação espacial adjunto ao surgimento do Sistema de Posicionamento Global (GPS), vem se observando um grande interesse científico na criação de bancos de dados georreferenciados com extrema precisão, pois o sistema é uma grande ferramenta para estudos geodésicos, devido a sua precisão, além de permitir em tempo real o posicionamento em 3D.
1. GPS –