Uso de softwares
UTILIZACIÓN Instituto de Investigación FIGMMG
Vol. 7, N.° 14, 84-91 (2004) Universidad Nacional Mayor de San Marcos
ISSN: 1561-0888 (impreso) / 1628-8097 (electrónico)
USO DO CAD/CAE/CAM NA PRODUÇÃO DE MATRIZES PARA
OS PROCESSOS NOVOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA
UTILIZACIÓN DEL CAD/CAE/CAM EN LA FABRICACIÓN DE MATRICES PARA LOS
NUEVOS PROCESOS DE CONFORMACIÓN MECÁNICA
Marcos Espinoza*, Lirio Schaeffer**
INTRODUÇÃO
Os novos processos, o aumento da variedade de produtos, a diminuição dos ciclos de vida e a competência no mercado, são na atualidade os que exercem pressão na necessidade de se apresentar o desenvolvimento de produtos novos nos estágios de projeto e manufatura do ferramental.
Esta realidade impõe dentro das empresas um novo conceito de ENGENHARIA DIGITAL, que se caracteriza num ambiente virtual integrado que nos possibilita projetar, desenvolver, simular e gerenciar todas as informações do produto /1/.
Quando se fabricam peças acabadas, normalmente estas apresentam uma geometria complexa, como: furos, ângulos, raios, tolerâncias, etc. A competitividade deste processo em relação aos processos convencionais pode ser aumentada se for possível a automação do processo de projeto até a manufatura.
Uma automação pode ser obtida com a combinação de desenhos técnicos CAD (Computer Aided Design) com a simulação do processo CAE (Computer Aided Enginnering) e com à etapa de fabricação do ferramental
CAM (Computer Aided Manufacture).
O desenho técnico de uma peça com geometria complexa, é extremamente difícil pelos procedimentos convencionais com diferentes vistas e cortes. A solução moderna e mais econômica é o emprego de programas computacionais que automatizam o processo de visualização desses componentes. Desta forma obtém-se uma visão de toda a peça do ângulo que se deseja, podendo-se efetuar ou simular cortes localizados