Uso de Metáforas em Samba-Enredo
Autora: Juliana Alves Ferreira
Ano/Turma: 9ºB
TRABALHO DE LITERATURA
Luziânia-GO
22 de Fevereiro de 2012
I. Introdução
A referente pesquisa apresenta uma breve explicação de como podemos usar uma metáfora em uma música, abordado aqui, o gênero Samba-enredo. Qual seriam suas funções e seus objetivos em uma composição musical. Assim, podemos ter em mente comparações com uso de metáforas em diferentes composições de diferentes gêneros musicais. Quais seriam os gêneros de uso frequente? Quais os gêneros que não se usa metáforas?
Também apresenta uma curiosidade, que era o uso de metáforas em músicas na época da Ditadura brasileira. Os Festivais da época, principalmente de samba (gênero “novo”, surgido pela cultura negra) eram muitas vezes censurados. Compositores queriam liberdade de expressão sem consequentemente as punições, assim, utilizavam metáforas.
II. Uso de Metáforas em Samba-Enredo
O Samba é um gênero que se divide em uma grande variação. Assim, voltando para o metaforismo das letras do gênero, alguns variáveis possuem mais esse fenômeno do que outros. Avaliando o Samba-enredo, sabemos que é um gênero temático, onde há planos de figura e fundo distintos em função do vínculo com o mundo real e o referente de cada enredo. Esse tipo de samba possui uma linguagem mais abstrata, obtendo, pois, o uso excessivo de metáforas. Há um maior deslizamento semântico das descrições e comparações sem obedecer a uma sequência cronológica.
Veja um exemplo do Samba-Enredo “Dessa Fruta, eu como até o caroço” (Escola de Samba Mangueira- 1993): Da Índia a manga se originou ô ô
Floresceu como a poesia
E lá na África encantou
Pôs na boca um gosto de alegria
E foi a primeira vez que o colono português No Brasil veio plantar Parte Narrativa