Uso de Inalantes durante a Gravidez
Há pouca informação disponível acerca do consumo de solventes durante a gestação. Sabe-se, no entanto, que este é comum entre adolescentes e em alguns casos caminha junto com a gravidez. Partindo dessa premissa e com o intuito de clarificar as conseqüências de tal combinação, os autores do presente artigo revisaram a informação sobre uso nocivo de inalantes na gestação, disponível na literatura. Exposição aos inalantes no local de trabalho
Mais de um milhão de indivíduos nos Estados Unidos estão expostos a inalantes no local de trabalho. Mesmo com a existência de equipamentos de proteção, mulheres expostas cotidianamente a inalantes apresentam maior incidência de alterações relacionadas ao sistema reprodutor (quadro 1). Os autores alertam, no entanto, que outros estudos não demonstraram diferenças na indicência de complicações entre mulheres ocupacionalmente expostas e não-expostas a solventes durante a gestação.
Os dois solventes mais encontrados em nosso meio, o tolueno e o 1,1,1-tricloroetano(TCE), estão associados ao aumento do número de abortamentos espontâneos e de malformações congênitas, entre as gestantes expostas a esses, se comparadas com a população geral.
A exposição ocupacional aos inalantes é bem diferente dos padrões de uso nocivo. Em geral nota-se uma exposição não-intencional, crônica e menos intensa, principalmente por conta dos equipamentos de segurança. No entanto, a presença de complicações levanta a hipótese de que tais complicações possam se repetir entre as mulheres que utilizam solventes intencionalmente.
Exposição ao óxido nitroso no local de trabalho
Há poucos estudos de qualidade que investigaram a exposição de profissionais da saúde ao óxido nitroso. Observou-se, no entanto, que mulheres expostas ao óxido nitroso de 3-5 horas semanais, tem risco aumentando de infertilidade e aborto espontâneo. Talvez tal fenômeno (infertilidade)