Benzodiazep Nicos
O que é benzodiazepínico?
Os benzodiazepínicos são um grupo de fármacos ansiolíticos utilizados como sedativos, hipnóticos, relaxantes musculares, para amnésia e atividade anticonvulsiva. A capacidade de causar depressão no SNC (Sistema central nervoso) deste grupo de fármacos é limitada, todavia, em doses altas podem levar ao coma. Não possuem capacidade de induzir anestesia, caso utilizado isoladamente.
Histórico
O primeiro fármaco do grupo, clordiazepóxido, comercializado com o nome de Librium, foi sintetizado nos laboratórios da farmacêutica Roche em 1954 por Leo Sternbach. A sua descoberta foi um acidente. Os seus usos possíveis foram descobertos em testes de rotina.
Os primeiros BZDs foram sintetizados em meados da década de 1950 pelo doutor Leo H. Sternbach, que então trabalhava para a F. Hoffmann-La Roche Ltd. em seu laboratório de pesquisas em Nutley, New Jersey, EUA. A denominação que essas drogas receberam se deve ao fato de sua estrutura central constituir em um anel de bezeno fundido com um de sete membros 1,4 – diazepina.
Como ocorre com muitas descobertas científicas importantes, no desenvolvimento do primeiro BZD houve a criação acidental de um elemento, clordiazepóxido, sintetizado quase por acaso, quando se percebeu que a estrutura originalmente atribuída à molécula havia mudado inesperadamente durante o processo de síntese.
Na sua fase de experimentação pré-clínica em animais, o novo composto logo revelou ter poderosos efeitos anticonvulsivos e antiagressivos, além de baixa toxicidade.
As primeiras experiências clínicas realizadas com pacientes esquizofrênicos demonstraram que, embora não tivesse uma verdadeira ação antipsicótica, o clordiazepóxido reduzia significativamente a ansiedade.
Em um estudo realizado posteriormente com os pacientes com neurose de angustia, que hoje seriam diagnosticados como portadores de “transtorno generalizado de ansiedade” (TGA), os pesquisadores comprovam a eficácia do clordiazepóxido