agua no cotidiano
A ÁGUA tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar da relevância dos conhecimentos sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência das espécies humana da conservação do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais.
A presença ou ausência de água escreve a historia, cria cultura e hábitos, determinam a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e da vida as espécies, determinam o futuro de gerações. O nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para vida sem água.
Na sociedade que vivemos, água passou a ser vista como um recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para a existência humana e das mais espécies. Passamos a usa-las indiscriminadamente, encontrando sempre em novos usos, sem avaliar as consequências ambientais em relação à qualidade e a quantidade de água. E de fundamental importância que o ser humano busque forma de usar a água de forma racional e inteligente.
Em nossa sociedade, a exploração dos recursos naturais, dentre elas a água, de forma bastante agressiva e descontrolada, levou a uma crise socioambiental bastante profunda. Hoje deparamos com uma situação na qual estamos ameaçados por essa crise, que possa se tornar um dos mais graves problemas a serem enfrentado nesse século.
Crise essa que embasada numa multiplicidade de aspecto- sociais, econômicos, culturais, tecnológicos e ambientais retratado no aumento de pobreza, na falta de saneamento básico, dos rios e aquíferos, na derrubada de matas, na expansão de agropecuária, na urbanização e industrialização, na ocupação das áreas de mananciais, na má gestão dos recursos hídricos disponíveis.
A água e um tema amplo que pode ser tratado a partir de diferentes enfoques. No presente artigo optamos por tratar a educação para a água a partir de duas dimensões: espacial e temporal. A decisão de abordar a educação