Uso de alimentos especiais
Especiais
Os adoçantes, também chamados de edulcorantes, são substâncias que dão sabor adocicado, mas não contêm sacarose (açúcar), frutose ou glicose e podem ser utilizados por diabéticos.
COMO ESCOLHER?
Quem tem pressão alta deve evitar os adoçantes com sacarina e ciclamato de sódio.
QUANTO CONSUMIR?
Para assegurar a proteção ao consumidor, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu a quantidade aceitável de adoçantes dietéticos que pode ser usada por dia, ou seja, a quantidade que pode ser consumida diariamente sem riscos à saúde, mesmo por muitos anos.
Essa quantidade é muito alta, dificilmente uma pessoa consegue atingi-la.
De qualquer forma, é importante que as pessoas que fazem uso dos adoçantes variem as substâncias de tempos em tempos e usem com moderação.
Veja abaixo as diferentes substâncias presentes nos adoçantes atualmente. Observe que, em alguns produtos, aparece mais de uma substância adoçante: * Ciclamato de sódio e sacarina sódica; * Ciclamato de sódio, ciclamato de cálcio e sacarina sódica; * Aspartame; * Aspartame e sorbitol; * Aspartame e ciclamato de sódio; * Sucralose; * Sucralose e acessulfame k; * Acessulfame k; * Steviosídeo; * Steviosídeo, ciclamato de sódio e sacarina sódica.
Quando os adoçantes vão ao fogo:
1- A sacarina pode ser usada no cozimento, mas deixa o alimento com sabor característico quando usada em grande quantidade;
2- A sucralose tem o mesmo sabor e volume do açúcar e também pode ser usada no cozimento;
3- O açúcar proporciona umidade, cor morena e maciez às preparações de forno (bolos, tortas). As preparações com adoçantes geralmente ficam duras, achatadas, secas e sem cor, pois o adoçante só tem a propriedade de adoçar. Para melhorar essas preparações, pode-se utilizar 1 colher de chá de açúcar na receita toda. Essa quantidade, não aumenta a quantidade de glicose sanguínea significantemente.
4- A frutose não deve ser