uso da tecnologia
As escolas estão cada vez mais inserindo novos recursos tecnológicos em suas salas de aula e no ambiente escolar como um todo, pois o uso das TIC contribui, como aponta Masetto (2006), para uma melhor dinâmica da sala de aula, auxiliando o docente quanto à motivação e ao interesse dos estudantes em participar ativamente das atividades desenvolvidas no contexto escolar, além de possibilitar a docentes e discentes situações vinculadas à nova realidade de estudo, pesquisa e uma maior relação com os conhecimentos produzidos.
Quanto a esta nova realidade de estudo, podemos dizer que o uso destes equipamentos tecnológicos, no ambiente escolar, vem criando novas possibilidades e desafios tanto para professores como para estudantes, pois a frequência de uso das TIC (sejam computadores, tablets, smartphones etc.), oferta-nos uma nova realidade cuja 'tela' é o principal agente de troca de informações, pois é nela, e através dela, que o conhecimento vai se formatando, com novas leituras e novas condições de escrita.
A inserção das tecnologias de informação e comunicação na escola tem ao longo dos anos modificado a dinâmica pedagógica e alcançado uma dimensão considerável no que diz respeito à apreensão desses recursos por parte da comunidade escolar. Cada vez mais a tecnologia integra a vida de alunos e professores, ampliando as possibilidades na forma de aprender e ensinar. Tais recursos vêm motivando novos formatos de transmitir e agregar conhecimento e este avanço, por sua vez, atinge as mais variadas áreas e meios sociais, integrando o que antes se restringia aos ambientes de pesquisas avançadas, ou mesmo aos extratos sociais mais privilegiados.
Assim, por se fazerem marcadamente presentes no nosso cotidiano, as tecnologias1não são consideradas como novas, uma vez que já foram assimiladas e incorporadas ao nosso cotidiano e, por este motivo não podem ser vistas como um extrato tecnológico inédito e dissociado das práticas