USO DA MADEIRA
ARQUITETURA E URBANISMO
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
DANIEL VIEIRA
HISTÓRICO DO USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ALISSON PAZETTO DE OLIVEIRA
JULIA DIAS GOMES
LETÍCIA DIAS GOMES
THAISE AMÉRICO
LAGUNA
2015
INTRODUÇÃO
Produzido a partir do tecido formado por plantas lenhosas tendo funções de sustentação mecânica, a madeira é um material naturalmente resistente e relativamente leve. Frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação das construções.
Por ser um elemento natural, a madeira sempre se fez presente na construção civil, desde sua utilização para vedação, assim como para a estrutura e confecção de moveis. Destaca-se por ser um ótimo material de construção quanto aos aspectos de conforto, plasticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Além disso, hoje tem grande função estética e é muito utilizada como elemento de decoração tanto externa quanto interna.
Sendo importante o estudo da madeira dentro da construção civil, este trabalho vai abordar algumas das suas principais características e apresentar alguns fatos históricos que contribuíram para a sofisticação de técnicas de construção em madeira tais quais conhecemos hoje. Contará um pouco como cada civilização se adaptou e a manuseou a fim do seu melhor aproveitamento.
1. HISTÓRICO DA MADEIRA COMO MATERIAL CONSTRUTIVO
O aproveitamento da madeira na construção variou com cada civilização, região e cultura e todos esses condicionantes definiram técnicas construtivas diferentes no uso deste material.
Sua utilização data desde os tempos primordiais com os homens das cavernas. É claro que as técnicas de construção ainda eram muito rudimentares, mas depois de saírem das cavernas passaram a utilizar a madeira não só como material de vedação, mas também como parte da estrutura, mesmo que em formato de troncos de árvore.
Os primeiros relatos das técnicas mais sofisticadas de construção em madeira datam o século X, na