uso da cal
3. Descrever o processo de obtenção da cal.
O processo de obtenção da cal tem início com a extração de rochas carbonatadas. Para rochas carbonatadas de calcário (variedade de rocha onde o constituinte principal é o carbonato de cálcio), o agregado obtido é submetido à ação do calor (processo denominado calcinação) em fornos apropriados, com temperatura entre 850 e 1200ºC. Nesta reação química, o carbonato de cálcio, sob a ação do calor, se decompõe, formando o óxido de cálcio (cal) e o dióxido de carbono, sendo que este gás se desprende resultando basicamente a cal A equação química abaixo ilustra a reação ocorrida nesta fase.
4. O que é a cal viva?
Basicamente, na calcinação do calcário natural, o carbonato de cálcio, submetido à ação do calor à temperatura aproximada de 900°C, decompõe-se em oxido de cálcio e anidridos carbônicos, processo que é representado na seguinte equação química: CaCo3 + calor CaO + CO2. O carbonato de magnésio comporta-se de maneira semelhante a uma temperatura ligeiramente inferior. O produto dessa calcinação, que contém predominantemente óxidos de cálcio, exibe estrutura porosa e formatos idênticos aos do grão da rocha original. Chama-se cal viva e apresenta-se, usualmente, sob a forma de grãos de vários tamanhos, dependendo do processo de fabricação utilizado, sendo comuns em nosso meio grãos de grande dimensões
5. Como é processada a extinção da cal viva em obra, e quais os cuidados que devem ser observados? 6. Quais as principais propriedades da cal hidratada?
7. Citar e explicar sucintamente quais os ensaios de verificação da qualidade de uma cal hidratada?
8. Quais as principais propriedades do gesso?
9. Quais as características que conferem ao gesso sua excelente propriedade de proteção contra o fogo?
10. Cite as principais utilizações do gesso na construção civil.
11. O que é a cal hidráulica?
Pág. 61 e 62