origem da cal e seus usos
Sua origem não é clara, mas acredita-se que tenham surgido a mais de 4.000 anos. A cal, também conhecida como óxido de cálcio, é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário a 900°C.
EXISTEM DOIS “TIPOS” DE CAL:
A Cal virgem ( também chamado de cal viva) é o Óxido de cálcio (CaO) , um dos óxidos de maior aplicação industrial. Como não o encontramos na natureza, ela é obtida industrialmente por pirólise (decomposição térmica) de calcário. Este tipo de Cal é utilizada na fabricação de Cal extinta ou hidratada, Ca(OH)2 (hidróxido de Cálcio).
A Cal hidratada, como vimos acima, é o Hidróxido de cálcio: Ca(OH)2. É obtida a partir da reação da cal viva ou cal virgem (CaO) com a água. Esta mistura é produzida pelos pedreiros ao preparar a argamassa usada em alvenarias. É consumida em grandes quantidades também nas pinturas a cal (caiação).
COMO A CAL ERA USADA ANTIGAMENTE:
Os primeiros vestígios de produção industrial de Cal Viva surgem no Egito, cerca de 3000 anos AC. De fato, as famosas pirâmides foram construídas com grandes blocos de calcário, ligados entre si por um cimento constituído por uma mistura de cal e gesso.
Tecnologia semelhante foi utilizada pelos Maias e pelos Incas na execução das suas obras monumentais; e o mesmo se poderá dizer dos índios Mogul, 2500 anos AC.
No século IV AC, o filósofo e historiador Grego Xenofonte refere que, para além das utilizações em estuques e argamassas, "É a Cal serve, também, para o branqueamento de tecidos de linho".
Mais tarde, em 75 AC, o Romano Dioscorides, faz referência às aplicações farmacológicas da Cal ,"É desde que diluída em água". Foram, ainda, os Romanos, que desenvolveram as primeiras grandes aplicações da Cal em geotecnia, nomeadamente com o objetivo de procederem à secagem dos terrenos, e à aplicação de um ligante de fixação das Lages às plataformas por onde passavam algumas das suas monumentais estradas, como foi o caso