Utilizaçao da CAL
A cal é usada na construção desde a mais remota antiguidade, para unir e revestir as alvenarias, devido à plasticidade e durabilidade que acrescenta às argamassas. Apesar de ser um material tão útil e conhecido, deve ser comprada e preparada com algum conhecimento para evitar problemas como rachaduras e desprendimento.
A argamassa mais comum utilizada na construção civil é feita com areia, água, cimento e cal hidratada. As proporções (“traço”) destes elementos variam de acordo com a finalidade da argamassa. Alguns exemplos: A argamassa para revestimento interno é diferente da destinada ao externo, uma massa para assentar tijolo comum é diferente daquela onde se colocarão azulejos cerâmicos. cal Agora que já sabemos o que é a Cal, vamos falar do processo produtivo.
A cal não está pronta na natureza. Sua produção começa com a extração de rochas calcárias que são britadas (reduzidas de tamanho) e levadas a um forno (calcinação) e lá nesse forno a cal é originada. Ou seja, o cal deriva de um outro mineral, ele não está presente na natureza. É um mineral artificial. Porém, esse Cal originado não está pronto para uso, o Cal originado durante a calcinação é a Cal virgem.
A Cal virgem é originada na forma de pequenas pedras que ainda precisam passar por mais uma etapa (moagem) para se transformar em um Pó fino que poderá ser ensacado. ciclo da cal
Porém, a cal virgem não pode ser usada diretamente na argamassa. Ela ainda precisa ser hidratada. Antigamente, esse processo de hidratação era feito na obra, porém atualmente visando economizar tempo e espaço, essa hidratação já é feita durante o processo produtivo da cal. Para se transformar em Cal hidratada, a cal virgem precisa passar por mais uma etapa que é chamada de hidratação. Após todas essas etapas, podemos ensacar e utilizar nas argamassas.
Resumindo o ciclo da cal: Extração -> Britagem -> Calcinação (Cal virgem) -> Moagem (virar pó) -> Hidratação (Cal hidratada)