Uso da balança
Introdução: A balança analítica, um dos equipamentos mais importantes usados pelos analistas químicos ao longo do tempo, sofreu, várias alterações, com o desejo de produzir um instrumento menos dependente da prática do operador, menos sensível ao meio ambiente e que tornasse a operação de pesagem mais rápida. A sua eficiência é muito superior à tradicional de dois pratos. Consequentemente, esta nova balança passou a ser usada na maioria dos laboratórios. As balanças analíticas mais comumente encontradas cobrem três faixas de peso: A macrobalança, pesa até cerca de 200g, com leituras a cada 0,1mg ; As semimicrobalança, têm uma carga máxima de 30 g com uma precisão de 0,01 mg. A microbalança tem a capacidade de 20g e uma precisão de 1µg e a ultramicrobalança pesa até cerca de 5g com leituras a cada 0,1µg.. Uma balança analítica é usada para se obter massas com alta exatidão. Balanças semi-analíticas são também usadas para medidas nas quais a necessidade de resultados confiáveis não é crítica.
A precisão e a confiabilidade das pesagens estão diretamente relacionadas com a localização da balança analítica. A sala de pesagem deve ter apenas uma entrada e o mínimo de janelas possível, para evitar a luz direta do sol, correntes de ar, e ser pouco susceptível a choques e vibrações; As bancadas devem ficar firmemente apoiadas no solo ou fixadas na parede, de modo a transmitir o mínimo de vibrações possível e a temperatura da sala deve ser constante.
Para maior precisão da balança analítica, alguns cuidados no manuseio dos recipientes que vão ser pesados são necessários, devemos sempre verificar o nivelamento da balança e utilizar sempre o menor frasco de pesagem possível, não excedendo a capacidade da balança. A temperatura do frasco de pesagem e seu conteúdo devem estar na mesma temperatura que a do ambiente da câmara
de pesagem. Os frascos não pedem ser tocados diretamente com os dedos ao coloca-los ou retira-los da câmara de