Relatório- de massa
Medidas de massa.
2. Objetivos
Aprender a utilizar balanças em laboratórios e pesar com precisão substâncias sólidas.
3. Introdução
Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de massa ou “pesagem”. A variabilidade em relação às balanças de laboratório é extensa, vão desde as mais imprecisas às mais precisas. Geralmente, na maioria das análises é utilizada a balança analítica para se obter massas altamente exatas. A massa de um corpo é determinada por comparação com massas conhecidas através de aparelhos denominados balanças. É importante salientar que não se devem realizar pesagens de produtos químicos diretamente sobre o prato da balança, mas em recipientes apropriados (béquer, vidro de relógio, pesa-filtro) que devem estar limpos e secos.
O manejo de balanças requer cuidados, tais como: * Não remover os pratos e nem os trocar com os de outra balança; * Não colocar nenhuma substância que não esteja à temperatura ambiente; * Manter a balança em locais onde as vibrações, mudanças de temperatura ou umidade e movimentos sejam quase nenhuma; * Conservar a balança sempre limpa, retirando qualquer respingo, partícula ou poeira dos pratos; * Nunca colocar qualquer objeto diretamente sobre o prato da balança. Estes devem ser mantidos em recipientes limpos e secos, previamente pesados (tarado) e à temperatura ambiente.
Existem dois tipos de balanças, a de uso geral e as analíticas.
1. BALANÇAS DE USO GERAL:
São as de uso mais comum, estas, porém, são menos precisas em relação às balanças analíticas, uma leve corrente de ar pode interferir no resultado final. 2. BALANÇAS ANALÍTICAS: São as de uso mais restrito, especialmente na determinação de massas em análises químicas, são altamente precisas e usualmente apresentam o prato para a colocação de amostras protegido por portinholas de vidro, pois correntes de ar imperceptíveis podem levar a um grande erro de leitura.
4.