Relatório: Conservação das massas
A Lei da Conservação da Massa de Lavoisier, afirma que numa reação química de sistema fechado, a massa total dos produtos é igual à soma das massas dos reagentes. De acordo com Lavoisier “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”
Além da Lei de Conservação das Massas, temos mais duas leis de grande importância para o estudo das reações químicas, a Lei de Dalton e a Lei de Proust. A Lei de Dalton, ou Lei das Proporções Múltiplas, define que se uma massa fixa de elemento se combina com massas distintas de outro elemento para formar compostos diferentes, estas massas distintas estão em uma proporção de números inteiros, e a Lei de Proust, ou Lei das Proporções Constantes, define que tomando uma reação e variando multiplamente a massa dos reagentes no mesmo fator, a massa dos produtos seguirá uma proporção constante.
2. OBJETIVO
Constatar a Lei da Conservação das Massas de Lavoisier, fazendo-se reações químicas, determinando o peso da massa inicial e final de cada sistema.
3. PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais
Balança analítica
3 Erlenmeyers de 50ml
2 Pipeta de 5ml
Pipeta de 10ml
Pipetador manual
3.1.1 Regentes
Solução de bicarbonato de sódio (Na2Co3), 0,1mol/L
Solução de cloreto de sódio (CaCl2), 0,1mol/L
Solução de ácido sulfúrico (H2SO4), 0,1mol/L
3.2 Metodologia Pipetou-se 5 mL de solução de bicarbonato de sódio 0,1M com uma pipeta de 5mL, em um erlenmeyer. Pipetou-se 5 mL de solução de cloreto de cálcio 0,1M com uma pipeta de 5 mL, em outro erlenmeyer. Pipetou-se 10 mL de solução de ácido sulfúrico 0,1M, em outro erlenmeyer. As pipetações forem realizadas com o auxílio de um pipetador manual. Colocou-se, simultaneamente, todo o conjunto na balança, pesou-se e anotou-se o valor encontrado; adicionou-se cuidadosamente fora da balança a solução de CaCl2 0,1 M na solução de Na2CO3 no erlenmeyer. Agitou-se lentamente para que as soluções se misturem; pesou-se novamente o conjunto de frascos, inclusive o frasco vazio e anotou-se