Uso de Balanças
Existem vários tipos de balanças que podem se classificar conforme seu princípio de funcionamento, e este experimento propôs com que possamos comprovar a sensibilidade e precisão por meio do método experimental proposto.
Um dos maiores problemas na química está relacionado com a pesagem de materiais, visto que, o seu sucesso depende de muitos fatores, tal como, a temperatura, a umidade, o ambiente, a bancada, a habilidade do técnico, etc. Neste trabalho serão discutido quais as melhores maneiras de utilizar a balança analítica, semi-analítica, de braço e a balança de plataforma. Para se ter um resultado mais exato será realizado pesagens com béqueres, nas quatro balanças, com isso poderemos conhecer a que mais se aproxima da exatidão.
As modernas balanças eletrônicas têm precisão muito superior à das balanças mecânicas. Nesses equipamentos, um detector mede o deslocamento do prato onde se acha o objeto a ser pesado e, com o auxílio de um amplificador ou de um computador, uma corrente é gerada, movimentando o prato até sua posição original. A magnitude dessa corrente é proporcional ao peso do objeto e esse valor é lido numa tela digital. Esse instrumento permite determinar, além da massa, o peso médio e o teor de umidade de uma amostra. [1]
Objetivo
O objetivo deste trabalho é mostrar que a pesagem de um material depende de uma série de fatores, desde a balança até o ambiente, bem como a capacitação destes na utilização de uma balança.
Materiais e Reagentes.
Balança Analítica
Balança Semi-analítica
Balança de Braço
Balança de Plataforma
Béqueres
Espátula
Areia
Procedimento Experimental.
Inicialmente apresentaram-se as balanças e como utilizá-las.
Posteriormente efetuaram-se as operações de pesagem solida: (fizeram-se anotações de todos os pesos das etapas abaixo). Foram dados 5 valores para pesagem nas balanças eletrônicas:
1. 0.90g
2. 43mg = 0,043g
3. 0,010g
4. 8,5g
5. 0,0105kg = 10,5g
Balança Analítica: