usinas
CAMPUS CURITIBA
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA – ÊNFASE ELETROTÉCNICA
Bruno
Gerson
Hugo
Wellyson
USINAS
CURITIBA
2010
Bruno
Gerson
Hugo
Wellyson
USINAS
Trabalho solicitado pelo professor Walmir Eros Wladika para a disciplina de Materiais e Equipamentos Elétricos, do curso de Engenharia Industrial Elétrica, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CURITIBA
2010
SUMÁRIO
1.SIMBOLOGIA 4
2. DEFINIÇÃO 4
3. FUNÇÃO 5
4. APLICAÇÕES 5
5. TERMINOLOGIA 6
6. CLASSIFICAÇÃO 7
7. CONSTITUIÇÃO 7
9. ESPECIFICAÇÃO 13
INTRODUÇÃO
A sociedade moderna adotou a energia elétrica como a principal fonte de energia. A eletricidade gira motores na indústria, aquece a água do banho e ilumina os lares e ruas da cidade, dentre muitas outras aplicações.
Embora a energia exista sob vários aspectos (energia térmica, energia mecânica, nuclear, etc), é primordial para o funcionamento do sistema elétrico a transformação das fontes mais diversas de energia que a natureza proporciona em eletricidade.
As usinas tornam-se daí o coração de um sistema elétrico, fundamentais para suprir as necessidades de uma sociedade que alimenta seu progresso através do movimento de elétrons.
1. SIMBOLOGIA
2. DEFINIÇÃO
A usina geradora de energia elétrica é uma instalação industrial destinada a conversão de algum tipo de energia primária em energia elétrica.
3. FUNÇÃO
A usina elétrica tem por função transformar uma fonte aproveitável de energia potencial em energia elétrica para o sistema. A usina deve fornecer tensão e corrente para as cargas em níveis constantes e compatíveis com o que a carga solicita.
4. APLICAÇÕES
São aplicadas aos sistemas elétricos de