Usinas Termeletricas
SP / 2014
Manganês
O manganês ou manganésio, é um elemento químico, símbolo Mn, número atômico 25 e massa atômica 55 u, sólido em temperatura ambiente. Situa-se no grupo 7 (7B) da classificação periódica dos elementos.
O manganês é um metal de transição de coloração branco cinzento parecido com o ferro. É um metal duro e muito frágil, refratário e facilmente oxidável. O manganês metálico pode ser ferromagnético, porém somente depois de sofrer um tratamento especial.
Seus estados de oxidação mais comuns são +2, +3, +4, +6 e +7, ainda que encontrados desde +1 a +7. Os compostos que apresentam manganês com estado de oxidação +7 são agentes oxidantes muito enérgicos. É usado em liga com o ferro nos aços e em outras ligas metálicas.
O dióxido de manganês, foi considerado um composto de ferro até 1774, quando C. W. Schule o reconheceu pela primeira vez como elemento químico. No mesmo ano, o engenheiro de minas sueco, J. G. Gahn, tornou-se o primeiro pesquisador a isolar o elemento químico Mn. No início da segunda metade do século XIX, o metal ganhou importância econômica para a indústria metalúrgica, entretanto, apenas no final do mesmo século surgiram às chamadas ligas de alto manganês.
Vale notar que a quase totalidade dos depósitos mais importantes de manganês podem ser classificados em dois tipos: depósitos de sedimentação marinha e depósitos secundários de enriquecimento residual.
Dentre uma variedade de usos, o manganês é um componente-chave nas ligas com outros metais, especialmente, com o ferro na produção de aço. Ainda neste mesmo setor, o manganês é usado em combinação com outros metais na produção de ligas de: cobre, zinco, alumínio, estanho e chumbo.
O manganês chega ao mercado em duas formas: no estado natural e tratado. Este último é beneficiado com o objetivo de ser empregado em diversos produtos, tais como: baterias, agricultura (fertilizantes, fungicidas, rações), agente de secagem de pintura, agentes oxidantes