Usinas hidrelétricas
O que é:
Energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.
Construção de uma hidrelétrica:
Antes da construção de uma usina é necessário um estudo geral do rio no qual se pretende utilizar, este rio deverá abrigar um alto volume de água e ainda conter em seu curso alguns desníveis.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores, esse fato eleva os valores do transporte de energia, que é transmitida por cabos até as cidades.
Processo de obtenção de energia:
A água do rio passa pela barragem que foi construída,a barragem transporta a água em direção aos enormes aquedutos em que se encontram as turbinas.Por meio da força da água que as turbinas são movimentas transformando a energia potencial em energia mecânica.
A energia mecânica é captada por um gerador que a transforma em energia elétrica.
Importância das hidrelétricas:
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%. O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Atualmente, as usinas hidrelétricas são responsáveis por aproximadamente 18% da produção de energia elétrica no mundo. Esses dados só não são maiores pelo fato de poucos países apresentarem as condições naturais para a instalação de usinas hidrelétricas.
As nações que possuem grande potencial hidráulico são os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Rússia e China. No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica produzida é proveniente de usinas hidrelétricas.
A energia hidrelétrica no Brasil tem pelo menos três grandes vantagens:
Não é poluente
O Brasil tem uma grande quantidade de rios com grande volume de água
A fonte da energia é renovável
Impactos