Usinas Elétricas no Brasil e no Mundo
Universidade Federal do Ceará - UFC
Resumo Neste artigo é apresentados a importância das centrais hidrelétricas para produção de energia elétrica, alguns tipos de impactos ambientais, mesmo tendo alguns impactos ambientais, é ainda um tipo de energia mais do que outras e menos agressiva ambientalmente do que petróleo ou a do carvão por exemplo. Além disso, uma visão mais detalhada sobre os componentes tecnológicos é mostrada a fim de se estabelecer esclarecimento sobre a interessante conversão de energia potencial hidráulica em energia elétrica.
Palavras-chaves Usina Hidrelétrica, Matriz energética, Vantagens e Desvantagens.
I. Introdução
Um dos fatores essenciais a serem considerados no desenvolvimento humano e econômico de um país compreende a utilização e disponibilidade de recursos para produção de energia elétrica. Vista como um fator determinante para o crescimento até mesmo social, atualmente é considerado pela ONU como um direito de todo ser humano ter acesso a mesma. Este tipo de energia advém das mais diversas fontes tais como hidráulica, solar, eólica, fóssil, térmica, biomassa, entre outras demais.
Em termos de classificação, estas fontes são divididas em renováveis e não renováveis. As fontes não renováveis são definidas em termos de que, a velocidade de reposição do produto energético primário não é suficiente para balancear o consumo deste, por exemplo, combustíveis fósseis. Por outro lado, as fontes renováveis possuem uma velocidade de consumo do produto energético primário menor que a velocidade de recomposição, implicando numa abundância energética significativa, tendo como exemplo a energia eólica. Nas fontes renováveis se observa facilmente a vantagem de que o produto primário é de baixo ou nenhum custo, e abundante. [1]
A Figura 1 e a Figura 2 mostram gráficos com a matriz energética mundial e brasileira, respectivamente.
Fig. 1. Matriz energética mundial em