corpo
A energia elétrica é o que move o nosso mundo, não somente no que se diz respeito ao conforto, mas, nas mais diversas tarefas diárias, também no quesito segurança e saúde.
Em praticamente tudo que fazemos, há o uso de energia elétrica. Basta ficarmos um dia sem televisão, computador, microondas, iluminação pública, etc... para notarmos o quanto é importante.
Até mesmo para a segurança das pessoas, no que se diz respeito a iluminação urbana, semáforos ou comunicação, a energia elétrica é indispensável para a rotina diária.
Conceito de energia elétrica
Tipo de energia gerada pela diferença de potencial elétrico (Tensão elétrica) entre dois pontos, ocasionando a corrente elétrica. Sua unidade de medida é o VOLT. A energia elétrica pode ser considerada também um subproduto das energias mecânicas, térmicas, nuclear, hidráulica e eólica.
Formas de obtenção de energia elétrica
No Brasil destaca-se a produção de energia elétria por meio de hidroelétricas. Porém em muitos lugares pelo mundo, as formas mais comuns de geração de energia elétrica são as produzidas por usinas nucleares e usinas térmicas a base de carvão.
A produção de energia elétrica por meios renováveis ainda caminha a passos lentos no Brasil e no mundo. Mas é a promessa para os próximos anos, devido a escassez dos recursos naturais.
Meios de produção de energia elétrica: energias mecânicas, usinas termoelétricas, usinas nucleares, usinas hidrelétricas, usinas eólicas e usinas solares.
Hidrelétrica
Viabilidade econômica: A produção de uma usina hidrelétrica é muito cara, mas a fonte é constantemente renovada, ou seja, como a fonte da energia mecânica que se converterá em elétrica é a água de uma represa, não há risco dessa estar em falta. Além disso, a grande quantidade de energia produzida compensa.
Espectro de utilização: Represas que tenham, em algum ponto, um grande desnível, para que possam se instalar