Usinas de Conversão a energia
Campus
Curso de Engenharia Ambiental – Bacharelado
Disciplina: Recursos Energéticos e Energias Renováveis
Professor
Acadêmicas:
Usinas de conversão à energia elétrica
Cerro Largo, 20 de Maio de 2014.
Introdução
Energia. O que nós somos sem energia? A população mundial se tornou dependente de energia para tudo. Ficar algumas horas sem eletricidade em casa, sem combustível no carro ou por menores, sem carga em nossos aparelhos eletrônicos é sinônimo de sofrimento.
Acreditar que somos resultados de uma explosão de energia que deu origem a vida é algo misterioso. Mas saber que a partir daí, ancestrais descobriram que alguns materiais entre si, emitiam faíscas e essas faíscas geravam fogo trouxe avanços. O fogo foi o primeiro sinal, mesmo que entre linhas, de que aquele calor, aquela energia, aquela luz, ter-se-ia muito mais finalidades do que imaginavam.
A Revolução Industrial veio não só com o crescimento generalizado de escala e população, mas seguido de pensadores, criadores e inventores. Homens que criaram máquinas a vapor, processos que convertiam energias e meios de distribui-las. Os séculos XIX, XX e XXI seguiram por esses caminhos de inovações, podendo ser citado em pouco, a criação da pilha, da lâmpada, do para-raios. Porém, toda essa novidade veio acompanhada com pessoas querendo ter mais conforto, melhores qualidades de vida ocasionando assim, uma necessidade de matriz.
Então sim, como sempre, os recursos naturais foram empregados. Foi visto na água a capacidade de fornecer energia, o petróleo um ouro negro de inigualável força teve as mais variadas aplicações, no que era possível de queima e fornecesse calor deu-se um jeito e até mesmo em elementos um tanto curiosos, passíveis de cuidado, aplicou-se uso. Assim, aos poucos, foram surgindo os projetos de usinas hidrelétricas, termoelétricas e recentemente usinas nucleares.
A