aushduahdu
402 palavras
2 páginas
dasgydasdasdgyusagdyuagdyugasyudgasyudgasyudgyusagduyasdds s f sf s fs s f s fs f s fs f sf s f sg dfht j j g j
f
Neste caso como já era necessário o investimento para recuperação da área os custos de implantação da floresta serão exclusivamente os inerentes à sua implantação (controle de formigas, subssolagem, fosfatagem, plantio, adubação e tratos culturais).
Existem várias modalidades de composição de espaçamentos já determinados pela pesquisa que vão determinar tanto o custo como a produtividade do sistema.
Foto 5. Plantio de eucalipto 10 X 2 Fazenda Morada Nova – Inhaúma/MG
Recuperação de pastagens na integração com a agricultura
Neste modelo pode-se recuperar a área com plantios seqüenciais de arroz, soja e implantação da forrageira. A implantação da floresta ocorrerá no primeiro ano e após a implantação da forrageira as árvores já tem porte suficiente para receber os animais.
Pode-se também dependendo da necessidade de cada projeto e da fertilidade de solo fazer apenas um plantio de milho, por exemplo, com a implantação da forrageira na adubação de cobertura do milho. Assim a área ficará apenas 12 meses sem a entrada de animais.
Buscamos com esta metodologia que a receita de produtos agrícolas possa pagar a recuperação total ou parcial da reforma da pastagem.
Foto 6. Fazenda Mogiguaçu – Paragominas/PA. (reforma de pasto com integração lavoura pecuária.)
Vamos demonstrar através de um estudo de viabilidade econômico/financeira com horizonte de 10 anos um sistema de pecuária com implantação de eucalipto para produção de carvão com corte aos sete anos no sistema 10 x 3 (10 metros entre linhas e 3 metros entre plantas sendo 333 árvores por ha) e um sistema de pecuária tradicional.
Nesta situação partimos de uma fazenda de pecuária com pastos degradados que deveriam ser reformados para implementação do sistema de recria e engorda de bovinos. Vale ressaltar que a escolha do tipo de floresta