Usinagem
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NILTON SOARES
RESENHA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
FORMIGA – MG
2011
RESENHA
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia de produção do UNIFOR-MG para cumprimento das exigências da disciplina Gestão Ambiental.
FORMIGA – MG
2011
Desenvolvimento Sustentável
Hoje em dia é muito discutido sobre o desenvolvimento sustentável, mas, sabemos que o homem tem retirando da mãe natureza recursos para a sobrevivência do mesmo.
Em 1960 deu-se início a reflexão e debates sobre o Meio Ambiente e crescimento. Mas prevaleceram neste tempo duas forças contrárias: Daqueles que desejavam o crescimento sem limites e daqueles que apontavam que a problemática ambiental era fruto dos países desenvolvidos para frearem a ascensão do Terceiro Mundo. Em 1972 foi realizada, em Estocolmo a Conferencia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com participação de 113 países. Esta conferência é considerada um marco no trato da ONU ao que concernem questões ambientais.
Nesta Conferencia se percebe a grande diferença de visão sobre o problema ambiental entre pobres e ricos. Os ricos achando que deveriam ser realizados controles internacionais rígidos, os pobres interpretavam tal atitude como que os países ricos querendo colocar um freio no crescimento dos países pobres.
Os países de Primeiro Mundo, depois de terem consumido e degredado os seus meios ambientes, buscaram então, conscientizar a população e a outros países sobre a degradação do Meio Ambiente no mundo. De 1953 a 1997 sucederam grandes acidentes ambientais, poluindo o mar, o ar e a terra, causando grandes impactos na humanidade. Por outro lado sabemos que também decorrentes desses acidentes, surgiram grandes e eficazes iniciativas para combater o crescimento desregrado.
Sobre o Relatório de Brundtland, podemos dizer que é o documento mais