Usinagem titanio
Renan Leal
A usinagem de metal é um processo complexo devido aos vários parâmetros de corte envolvidos no processo. Além disso, as propriedades deste material têm grande influência na sua deformação. Ligas de titânio são classificadas como materiais de difícil usinagem, devido a algumas propriedades tais como baixa condutividade térmica e alta reatividade química com a maioria dos materiais de ferramentas de corte. As ligas alfa-beta são amplamente usadas na fabricação de turbina de aeronave devido às excelentes propriedades mecânicas como resistência mecânica e a corrosão à altas temperaturas.
Consideramos aqui a influência dos parâmetros de corte como velocidade de corte e classes de ferramentas em operações de acabamento, usando carbeto cementado, estudando o desgaste da ferramenta, rugosidade da peça e morfologia do cavaco formado.
A usinagem da liga de titânio é muito dificultada pela sua alta reatividade química com os materiais da ferramenta e sua baixa condutividade térmica gerando alta temperatura na interface cavaco, ferramenta e peça (Bhaumik: 1995), favorecendo os mecanismos de difusão.
Segundo (Ezugwo: 1997), cerca de 80% do calor gerado fica retido na ferramenta e 20% no cavaco. De acordo com (Siemers: 2001) e (Komanduri: 1983), o cavaco da liga Carbureto de Titânio é sempre do tipo segmentado, independente das condições de corte. Estas ligas se caracterizam por um grande custo na fabricação destas peças quando usinadas e um dos maiores motivos deste elevado custo é o custo hora/máquina. Assim, é interessante diminuir os tempos de usinagem das peças pois os custos na indústria aeronáutica são mais elevados do que nas indústrias convencionais.
A liga Ti-6Al-4V é muito utilizada na indústria aeronáutica, principalmente na fabricação de motores, devido a algumas propriedades como resistência,peso, resistência à fluência, resistência à fadiga, resistência à corrosão em altas