usina nuclear no brasil
Na década de 50 o Almirante Álvaro Alberto em 1951 criou o Conselho Nacional de pesquisa, dois anos depois em 1953 foi importado da Alemanha duas ultra-centrifulcadoras para o enriquecimento do urânio.
A implementação da usina termonuclear no surgiu em 1969, quando foi criada a Furnas Centrais Elétricas AS em tempo de regime militar que só pensavam em construir submarinos nucleares e armas atômicas. Em 1974 quando já estavam construindo a Angra 1 decidiram construir a Angra 2.
No dia 27 de junho de 1975, achava-se que o Brasil teria falta de energia elétrica no século 21, foi quando assinou na cidade de Bonn na Alemanha o acordo de cooperação nuclear dando inicio a Era Nuclear Brasileira. Angra 1 entrou em operação em 1982 fornecendo uma potência de 657MW de energia elétrica e angra 2 o dobro 1300MW.
ANGRA 3 FAZENDO O PAIS CRECER
Angra 3 promete produzir potência de 1405MW,70% de sua obra é nacional o Banco BNDS(Banco Nacional de Econômico Social) financia 80% da construção,sua geração de energia será igual o consumo de energia do Uruguai cerca de 10 milhões de MW por ano.
A usina nuclear trabalha com fator de capacidade acima de 85%, enquanto as usinas térmicas com fator de capacidade abaixo de 40%,a nuclear trabalha mais de 7.400 horas por ano e as outras com 3.500 horas.
A diferença da usina nuclear para a térmica ao invés de usar carvão óleo e gás para a geração de calor usa o urânio com fissão dos átomos de urânio dentro do núcleo do reator gerando energia.Esse processo gera calor transformando a água em vapor movimentando as turbinas com o gerador elétrico acoplado no eixo da turbina produz a eletricidade.
No Brasil é extraída a maior parte de urânio da mina de Caetité na Bahia também ocorre no Ceará, Mina Gerais e no Paraná, a energia nuclear e ambientalmente limpa, pois não gera o CO2 na atmosfera. Angra dos Reis onde se encontra as usinas nucleares esta situada entre grandes centros consumidores de