Usinas nucleares no brasil intro
A idéia de começar a usar a energia nuclear veio em 1954 quando, cansado de exportar minério bruto (urânio) para outros países, o Brasil quis aproveitá-lo em prol de seu desenvolvimento. As negociações da tecnologia nuclear começaram em 1960 com a França, porem, não foram proveitosas, tendo o Brasil adquirido seu primeiro reator em 1971, decorrente de um acordo com os EUA em 1965. Durante o governo Geisel, mais especificamente em 1975, foi fechado um acordo com a Alemanha no qual eram previstos dez reatores, que inclui Angra 2 e Angra 3(incompleta). O acordo com a Alemanha foi lucrativo principalmente do ponto de vista do desenvolvimento do Brasil levando o Brasil a dominar todos os processos da fabricação do combustível nuclear incluindo o enriquecimento de urânio (2004).
Apesar de toda a tecnologia retida pelo Brasil, o pais parece não se importar muito com as usinas nucleares, focando mais nas hidrelétricas e no petróleo.
A energia nuclear pode ser uma alternativa em alguns anos para o Brasil mas esta opção não será usada enquanto o Brasil puder utilizar de outros meios para conseguir sua energia.
Tendo em vista a copa de 2014 e as olimpíadas de 2016 as usinas nucleares poderiam ser uma salvação, mas só durante elas, depois as usinas seriam uma forma de exportar energia (se não fossem todas construídas no litoral) mas é mais provável que seja apenas um desperdício de